Intercessão

Intercessão
Ministério "O Mundo em Chamas!"

David Livingstone

domingo, 11 de abril de 2010


Na Abadia de Westminster ao visitante, vagando estudar os monumentos e inscrições, vem no meio da nave em um conjunto preto grande laje no chão tendo estas palavras:

Interposto por MÃOS FIEL
Sobre terra e mar
Aqui repousa
David Livingstone,
Missionário,
Traveller,
Filantropo,
Nascido em 19 de março de 1813,
Em Blantyre Lanarkshire.
Morreu 1 de maio de 1873,
No Village Chitambo de Ulala.

Na borda direita da pedra é uma frase latina e ao longo da borda esquerda:

"OUTROS OVINOS I HAVE que não são deste aprisco;
Essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz. "

Este é o lugar de descanso do corpo, mas não do coração, o rapaz tecelão escocês, que saiu de sua casa simples, um rapaz desconhecido e morreu como um dos maiores e mais honrado dos homens.

De sua infância, ele era de uma natureza calma, autoconfiante. Somos informados por seu melhor biógrafo que "era hábito do seu pai para trancar a porta ao anoitecer, altura em que todas as crianças foram para a casa. Uma noite, David violou essa regra, e quando ele chegou na porta foi prescrito. Ele não fez chorar nem perturbação, mas, depois de ter adquirido um pedaço de pão, sentou-se contente de passar a noite na porta. Lá, olhando para fora, sua mãe o encontrou ... Na idade de nove anos, ele tem um Novo Testamento a partir de seu professor de escola dominical para repetir o Salmo 119 em duas noites sucessivas, com apenas cinco erros, uma prova de que a perseverança foi criado no osso. "

Na idade de dez anos, ele passou a trabalhar na fábrica de algodão como Piecer, e após alguns anos foi promovido a ser um spinner. A primeira meia-coroa ele ganhou ele deu para sua mãe. Com parte dos salários sua primeira semana, ele comprou um livro de latim e estudou esse idioma com ardor em uma aula de noite, entre oito e dez anos. Ele tinha que estar na fábrica às seis da manhã e terminou seu trabalho às oito da noite. Mas, trabalhando em latim até a meia-noite, ele dominou Virgílio e Horácio pelo tempo que ele tinha dezesseis anos. Ele costumava ler na fábrica, colocando o livro sobre o spinning-jenny para que ele pudesse pegar uma frase de cada vez que ele passou em seu trabalho. Ele gostava de botânica e geologia e zoologia, e quando ele poderia sair seria limpar o país para os espécimes. Em uma viagem que ele e seu irmão pegou um salmão grande e, para esconder os peixes, que não tinham o direito de tomar, que colocá-la em calças de seu irmão perna e por isso tenho em casa.

Quando tinha cerca de doze anos começou a ter pensamentos sérios sobre coisas mais profundas, mas não até que ele tinha vinte anos foi a grande mudança que veio trazido em sua vida a força da consciência do seu dever para com Deus. "Sensação de que a salvação dos homens deve ser o principal desejo e objetivo de cada cristão", ele fez uma resolução que daria para a causa de todas as missões que ele poderia ganhar além do que era necessário para sua subsistência ". Mas em vinte e um, leu um apelo pelo Sr. Gutzlaff em nome da China, e desde então buscou-se a entrar no campo missionário no exterior, influenciadas por "a alegação de tantos milhões de seus semelhantes ea falta de qualificado missionários ". Então, ele saiu de sua casa para seguir o conselho do velho Davi Hogg, um dos patriarcas da aldeia: "Ora, rapaz, a religião do negócio todos os dias da sua vida, e não uma coisa de trancos e barrancos, para Se fizer isso, a tentação e outras coisas vai ter o melhor de você. "

A China foi a terra que Livingstone queria ir, mas a guerra do ópio impediu seu fazê-lo de uma vez. Sobre o mesmo tempo, ele entrou em contato com o Dr. Robert Moffat, que era então na Inglaterra a criação de muito interesse em sua missão do Sul Africano. Ele disse Livingstone "de uma vasta planície ao norte, onde ele tinha visto algumas vezes, ao sol da manhã, a fumaça de mil povoados, onde nenhum missionário jamais estivera", e não demorou muito para que o aluno jovem escocês decidiu para a África . Livingstone foi aprofundada na sua preparação, como foi em todas as coisas. Ele determinou a obter um exame médico, bem como uma educação teológica. Para fazer isso ele teve que pegar livros emprestados, para ganhar o seu próprio caminho, e viver com a maior economia, pagando cerca de cinqüenta centavos de uma semana para o aluguel de seu quarto. A primeira vez que ele tentou pregar, ele se esqueceu completamente o seu sermão, dizendo: "Amigos, eu esqueci tudo que eu tinha a dizer", ele correu para fora do púlpito e deixou a capela. Um de seus conhecidos daqueles dias escreveu, anos depois, que até então os seus dois mais fortes características eram a simplicidade e resolução. "Agora, depois de quarenta anos", ele acrescenta: "Lembro-me de sua etapa, a característica do piso em frente, firme, simples, firme, nem rápido nem lento, sem pressa e sem perder o tempo, mas que, evidentemente, significava - se chegar lá."

Em 8 de dezembro de 1840, partiu para a África, passando pelo caminho do Brasil e do Cabo da Boa Esperança. O capitão do navio lhe ensinou o uso do quadrante e como tomar observações. Ele foi encontrar um bom uso deste conhecimento. Chegando ao Cabo, ele passou a sua primeira estação, Kuruman, mas não tinha idéia de ficar lá ou trabalhar em qualquer ranhura fixo. Ele estava pensando em novos planos, e, acima de tudo, os olhos se voltaram para o norte em direção à região dos Grandes absolutamente intocável e desconhecida. O primeiro período de seu trabalho pode ser marcado como cerca de 1840-1852. De Kuruman ele fez várias viagens mais profundas no país, e tinha algumas dessas experiências com os leões de que era para ter tantos.

Em uma viagem que ele quebrou um dedo, e quando ele estava curando quebrou novamente pelo recuo de um revólver que ele atirou em um leão, que fez uma visita de repente no meio da noite. Algumas de suas viagens foram em carros de boi e alguns de boi-back. "É áspero viajando, como você pode imaginar", escreveu ele. "A pele é tão solto há sobretudo a ficar um, o que tem de servir tanto como sela e manta, para ficar a, e, em seguida, os chifres longos na frente, com o qual ele pode dar um um soco no abdômen, se ele gosta, fazem-nos sentar-se como parafuso vertical como dragões. Desta forma, viajei mais de quatrocentos quilômetros. " Suas investigações foram realizadas sob a sua responsabilidade. Ele escreveu para casa a perguntar aos diretores da Sociedade Missionária de Londres para aprovar, mas se não, ele disse, ele estava à sua disposição "para ir a qualquer lugar, desde que seja para a frente."

Ele logo deixou Kuruman para localizar a Mabotsa, e foi aí que um leão que quase o matou, rasgando sua carne e esmagamento do osso em seu ombro. Um nativo desviou a atenção do leão quando a pata estava na cabeça de Livingstone. Quando lhe perguntaram uma vez que ele pensou quando o leão estava em cima dele, Livingstone respondeu: "Eu estava pensando que parte de mim que ele ia comer primeiro." Quando anos mais tarde seu corpo foi levado para a Inglaterra foi pelo conjunto falsa no braço esmagado que era identificada. Para evitar atritos Mabotsa, Livingstone, que tinha acabado de construir uma casa e colocou para fora um jardim, mas quem iria brigar com ninguém, desistiu da estação e seguiu com a filha de Robert e Mary Moffat, os grandes missionários da África do Sul , a quem ele tinha acabado de casar, e estabeleceu uma nova estação em Chonuane. Mas não havia água lá, então ele mudou-se novamente para Kolobeng, no rio do mesmo nome, e toda a tribo, entre os quais viveu mudou-se com ele.

Kolobeng foi insalubres, e se estendia para além do vasto interior desconhecido. Algo no coração de Livingstone disse-lhe para ir em frente. Então, em que ele foi. Em 1 de agosto de 1849, ele descobriu Ngami Lake ", um corpo de água tão grande que ele não podia ver a margem oposta. E, depois, ele descobriu o rio Zambeze. O lago foi de 870 km de Kuruman através de um deserto. Ele deve encontrar uma passagem para o mar ou a oeste ou a costa leste. "A Providência parece-me chamar para as regiões além", escreveu ele, e ele ouviu cada vez mais alto o chamado de Deus para atacar o tráfico de escravos horrível. Mas o que ele deve fazer com sua esposa e filhos? O curso foi apenas para enviá-los para casa para a Escócia. Então, como era difícil, ele levou para a Cidade do Cabo março de 1852, o partido inteiro aparecendo para fora do interior de modas com roupas curiosas e desgastado, tendo sido de onze anos longe da civilização, e em abril ele se separou de sua família e voltou-se para a escuridão.

Antes de chegar Kolobeng os Boers atacaram e destruíram a estação. Com todas as ligações para qualquer lugar agora um partido, ele começou a norte, e em junho de 1853, atingiu Linyanti, mil e quinhentos quilômetros ao norte do Cabo. Foi uma viagem difícil e perigosa, parte dela feita com febre, através de pântanos e bosques e água três ou quatro metros de profundidade. "Com nossas mãos todos os produtos crus e sangrando e os joelhos com as calças, que finalmente emergiu. Mas, como ele escreveu em seus diários sobre a forma como," se Deus aceitou o meu serviço, então minha vida é encantado, até o meu trabalho está feito. .. Eu não dá valor a nada que eu tenha ou possa possuir, exceto em relação ao reino de Cristo. Se alguma coisa vai avançar os interesses do Brasil, deve ser dado afastado ou mantido apenas como dar ou manutenção de que eu mais promover a glória daquele a quem devo todas as minhas esperanças no tempo e na eternidade. Que a graça ea força suficiente para permitir-me a cumprir fielmente a esta resolução ser transmitidos para mim, para que, na verdade, não apenas no nome, todos os meus interesses e os dos meus filhos pode ser identificado com sua causa ... Vou tentar e lembre-se sempre se aproximar de Deus em segredo com a reverência muito no discurso, a postura eo comportamento em público. Ajuda-me, tu sabes que o meu quadro e pitiest como um pai de seus filhos. "Evidências da maldição do comércio de escravos multiplicado constantemente e ele viu mais claramente na Linyanti que tanto para a supressão de que o tráfego de e para a expansão da trabalho missionário foi necessário abrir o continente.

Assim, em 11 de novembro de 1853, ele começou a oeste para o Oceano Atlântico, e em 31 de maio de 1854, saiu em Loanda, cerca de duzentos quilômetros ao sul da embocadura do Congo. Ele tinha trinta e um ataque de febre no caminho. Ele deve encontrar e fazer o seu próprio caminho. As inundações e chuvas mantinha quase constantemente molhado. Savages se opunham a ele. Ele não tinha companheiros brancos. Ele chegou irregular e desgastado e exausto, não encontrar correspondência em casa esperando por ele. Um homem comum teria sentiu que tinha feito o suficiente e teria começado a para casa, mas não Livingstone. Ele mergulhou de volta na África e foi para o leste do continente. Ele deixou Loanda, 24 de setembro de 1854, e chegou a Quelimane, no lado oposto da África, em 20 de maio de 1856. No caminho, ele se tornou quase surdo de febre e quase cego de ser atingido no olho por um galho de uma árvore na floresta. Nesta viagem ele descobriu o grande Victoria Falls, a maior e mais completa do Niagara, e ele ainda tinha vezes mais emocionante com tribos selvagens, que, como sempre, ele encontrou uma maneira de aplacar. De Quelimane partiu para Inglaterra, chegando agosto de 1856. No Cairo, ele soube da morte de seu velho pai, que desejava vê-lo novamente.

Ele tem uma casa enorme bem-vindos. O rapaz tecelão escocês que tinha sido sozinho na África encontrou-se o grande herói do dia, na Escócia e Inglaterra. Ele foi recebido pelos homens da ciência, da rainha e da família real, por todos os amigos da humanidade. Foi-lhe dada a liberdade nas cidades de Londres, Edimburgo e Glasgow, e honra das Universidades de Glasgow e Oxford e Cambridge. Intocadas por todos os elogios, ele deixou a Inglaterra para voltar à África em 10 de março de 1858, saindo agora para Quelimane como cônsul britânico para a costa leste eo interior da África. Como ele viajou, ele escreveu para seu filho, Tom:

"Londres, 2 de fevereiro de 1858. - Meu Querido Tom: Eu estou indo logo ao largo deste país, e murcha de deixá-lo aos cuidados de quem não dormita nem dorme, e nunca desapontado qualquer um que ponha a sua confiança nele. Se você fizer o seu amigo, ele vai ser melhor para você do que qualquer companheiro pode ser. Ele é um amigo mais chegado do que um irmão. Que ele vos conceda a graça de procurá-lo e servi-lo. Eu não tenho nada melhor para dizer você não levar Deus para o seu Pai, Jesus por seu Salvador, e do Espírito Santo para o seu Santificador. Faça isso e você está seguro para sempre. Nenhum mal pode acontecer de você. Espero que você vai aprender depressa e bem, de forma a ser montado para o serviço de Deus no mundo ".

"Pérola, No Mersey, 10 de março de 1858. - Meu Caro Tom: Nós estamos de novo, e nós confio que ele que governa as ondas velam por nós e permanecer com você, para nos abençoar e nos fazer bênçãos de nossos semelhantes. O Senhor esteja convosco, e ser muito gentil com você! Evite e odiar o pecado, e aderir a Jesus como seu Salvador da culpa. "

Foi seis anos antes de Livingstone retornou para a Inglaterra. Durante esse tempo, ele explorou o rio Zambeze e os rios Shire, fazendo o seu caminho por entre as pessoas, independentemente das dificuldades, sempre com sucesso, porque ele sabia como conquistar e manter sua confiança e amor, sendo ele próprio nunca verdadeiras, sempre destemida. Sra. Livingstone voltou à África com ele nessa viagem, e morreu em 27 de abril de 1862, em Shupanga, onde ela foi enterrada, e seu marido foi sozinho para o Lago Niassa, fazendo explorações incansável, superando os obstáculos da natureza e dos homens maus e aprender sempre mais e mais sobre a iniqüidade do comércio de escravos.

Em 1864 ele foi para Portugal e daí para a Inglaterra pela última vez. Lá, ele soube da morte de seu filho Robert, que lutou do lado Norte da Guerra Civil Americana e está enterrado em Gettysburg, e sua mãe também morreu enquanto ele estava em seu caminho. Ele chegou em casa a tempo de cumprir o seu desejo de que um de seus laddies deve estabelecer sua cabeça em seu túmulo. Ele teve um ano cheio, que incluiu a elaboração de um livro, como sua visita anterior havia feito, e, em seguida, com as últimas palavras públicas, na Escócia, "Teme a Deus e trabalho duro", ele retornou para a África para abrir o interior desconhecido Oriental . Desta vez foi a sua ligação com a Royal Geographical Society. Para os primeiros seis anos, ele explorou leste da África equatorial, descobrindo novos lagos, rios e montanhas, expondo o comércio de escravos, sofrendo, lutando, mas nunca ceder. Um Natal que ele escreve: "Tiraram o meu cinto até três buracos para aliviar a fome." Ele não tinha nenhum companheiro branco, e em 1866, o relatório chegou a Zanzibar que ele tinha sido morto.

Esta história foi encontrado para ser falso, mas ainda não tinha visto o homem branco Livingstone por um longo tempo. Ele não estava tentando ser visto, no entanto. Na escuridão do interior, sozinha, com fome e cansado, ele estava pressionando para abrir novo país e para garantir o futuro da liberdade dos povos pobres e oprimidos. Em 1871 foi reduzida para a situação anterior, todos os bens que lhe foi enviada em Ujiji tendo sido vendidos pelo Shereef canalha a quem haviam sido expedidos, mas apenas em seguida, Henry M. Stanley, que tinha sido enviado pelo New York Herald para encontrá-lo, veio-lhe depois de uma longa pesquisa, levando-lojas amplas. Qual a impressão que ele fez em Stanley, Stanley ele mesmo nos disse:

"Eu desafio qualquer um para a sua sociedade muito tempo sem completamente fathoming-lo, pois nele não há dolo, eo que é aparente na superfície é a coisa que está nele. ... Dr. Livingstone é cerca de sessenta anos de idade , mas depois que ele foi restaurado para a saúde, ele parecia um homem que não tinha passado o seu quinquagésimo ano. ... Você pode tomar qualquer ponto em caráter Dr. Livingstone e analisá-la cuidadosamente, e eu desafio qualquer homem a encontrar uma falha em -lo. ... Ele é o heroísmo espartano, a rigidez do romano, a resolução duradoura dos anglo-saxões - nunca abandonar seu trabalho, embora seu coração anseia para casa, nunca se render as suas obrigações até que ele pode escrever finis ao seu trabalho. "

Atualizada pela visita Stanley e os fornecimentos que ele trouxe, Livingstone voltou novamente no interior, a caça para a fonte do Nilo e lutar contra o tráfico de escravos. A estrutura de ferro tinham sido tributados quase ao seu limite, no entanto, e sempre tinha novas dificuldades a serem superadas. Seu último aniversário, 19 de março de 1873, encontrei-o muito fraco.

"O 29 de abril foi o último dia de suas viagens. Pela manhã dirigiu Susi levar para o lado da cabana que o kitanda puderam ser trazidos a ele, como a porta não seria admiti-lo, e ele era incapaz de caminhar para ele. Depois veio a travessia de um rio; progresso então através de pântanos e plashes, e quando comecei a qualquer coisa como uma planície seca ele jamais e logo pedir uma delas para fixar-lo. Na última vez que pegou a aldeia Chitambo de , em Ilala, onde tiveram que colocá-lo sob o beiral do telhado de uma casa durante uma chuvinha fina, até a cabana que eles estavam construindo deve ser ficou pronto.

"Então, puseram em uma cama áspera na cabana, onde passou a noite. No dia seguinte, ele ficou imperturbável. Ele fez algumas perguntas vagando pelo país - especialmente sobre Luapula. Seu povo sabia que o final não poderia ser muito fora. Nada ocorreu a atrair a atenção durante a primeira parte da noite, mas às quatro da manhã, o menino que estava na porta de seu chamado de alarme para Susi, temendo que seu mestre estava morto. Por que a vela ainda queima o viram, não na cama, mas de joelhos à beira do leito com a cabeça enterrada nas mãos sobre o travesseiro. A triste verdade ainda não inesperados logo se tornou evidente: ele faleceu no mais distante de todas as suas viagens, e sem um atendimento único. Mas ele morreu no ato de oração - oração oferecida nessa atitude reverencial sobre a qual ele sempre foi tão especial, elogiando o seu próprio espírito, com todos os seus entes queridos, como era seu costume, nas mãos do seu Salvador, e elogiando a África - - o seu querido África - com todos os seus males e pecados e erros, o Vingador dos oprimidos e redentor dos perdidos. "

Seus fiéis companheiros Africano preparou seu corpo para o transporte para a costa, enterrando o seu coração e outros órgãos, ao pé de uma Mvula árvore em Ilala, que está marcada com uma inscrição em bruto. O corpo levaram a Zanzibar. Daí foi levado para a Inglaterra e enterrado na abadia sob a laje grande que leva o seu nome ...

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO