Intercessão

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Ministério "O Mundo em Chamas!"

John Wiclif

domingo, 11 de abril de 2010


John Wiclif
por Williston Walker O século XIV foi uma época de grandes mudanças. Feudalismo medieval, com seu espírito forte divisão, foi dando lugar a um novo sentimento nacional. Um verdadeiro sentimento de unidade de interesse comum estava começando a ser sentida pelos povos da França, da Inglaterra, e em menor grau da Alemanha. Um novo poder era, portanto, levantando-se, que da vida nacional. Ele rapidamente entrou em conflito com o papado, e com resultados importante. Apesar de Bonifácio VIII declarou a extremest papal reivindicações, e até mesmo declarado de acordo com os ensinamentos essenciais de Aquino, em uma bula de 1302, não só que o papado governou os príncipes seculares, mas que a obediência ao papa é necessária para a salvação, ele encontrou a oposição mais determinada do rei francês Filipe IV, e do povo francês. Tão forte que o recém-despertado monarquia francesa show em si, que de 1305-1377 o próprio papado deixou sua antiga sede em Roma, e os papas viveram a maior parte em Avignon. Todos eram franceses, e foram largamente subordinada a interesses políticos franceses. Um ou dois eram homens de baixo nível moral e ambições quase puramente secular. Esta transferência de residência e apresentação de influência francesa perdeu o papado muito de seu prestígio no resto da Europa, enquanto os papas deste período realizada do seu regime de tributação a uma altura até então sem precedentes. O papado nunca foi mais pesado, mas tinha perdido a liderança ea finalidade espiritual elevado, que poderia dar a sua carga suportável. Os homens estavam começando a criticá-lo a partir de muitos pontos de vista.

Os franciscanos e dominicanos tinham perdido muito do zelo que tinha feito tão útil nos anos seguintes a sua fundação, quando os papas estavam apoiando o elemento mais solto neles laxistas na interpretação das regras. " O caráter do clero era muitas vezes indignos. Teologia, que nos ensinamentos de Aquino parecia uma ciência solidamente reforçado pela filosofia, foi agora amplamente considerada filosoficamente improvável, para ser aceito só porque ensinada pela Igreja. A religião não estava em declínio, mas as instituições medievais de religião foram mais e mais mostrando-se insuficiente. homem sério, como Dante e Guilherme de Occam, foram opostas as reivindicações do papado para controlar o estado, e uma voz rouca, que de Marsílio de Pádua, em 1324, questionou todo o sistema papal, mas eles ainda eram relativamente poucas, e o regime medieval da doutrina, com sua grande estrutura hierárquica, embora enfraquecido internamente, ficou aparentemente tão forte quanto sempre.

No entanto, em uma região da Europa, antes do século XIV, chegou ao fim, o mais eficaz, se não o mais lógico, crítico do papado que ainda não tinha aparecido e estava a surgir para liderar um movimento para a reforma de não pouca importância. Este reformador foi John Wiclif. Inglaterra, graças à sua posição insular e as relações diretas de seus reis desde a época de William, o Conquistador, para a grande terra-titulares, possuía um senso incomum de solidariedade de interesses. O sentimento nacional não tinha desenvolvido a um nível só comparável à da França. Sob Edward III, em 1339, a Inglaterra começou a longa guerra com a França, os incidentes de que fossem as vitórias Inglês de Crécy (1346) e Poitiers (1356). Foi no momento em que o papado tinha a sua sede em Avignon, e foi em grande parte sob influência francesa. Naturalmente, o pagamento de impostos para esses papas, e por elas a nomeação de seus pupilos Francês para Inglês cargos eclesiásticos, eram vistos por uma grande festa na Inglaterra como auxiliares aos inimigos da Inglaterra. Estatutos conhecidos como os de "Provisors" e "Praemunire" foram aprovadas pelo Parlamento, em 1351 e 1353, destinadas a limitar nomeações papais e recursos aos tribunais papal e, em 1366, o Parlamento se recusou a pagar ao papa os impostos concedida pelo John King em 1213. Foi esse sentimento de resistência ao que parecia uma agressão exterior que Wiclif era compartilhar, e era para ser o início de que ele estava a avançar para muito mais crítica radical do papado.

John Wiclif nasceu provavelmente na vila de Hipswell no condado do norte da Inglaterra conhecido como Yorkshire, em alguma data desconhecida que foi suspeitado para ter sido de cerca de 1324. De sua vida adiantada quase nada se sabe, exceto que ele foi como um jovem estudante de Oxford, e ganhou grande distinção lá como um estudioso e um professor. Quando ele surge em função da história é como um homem de alta realizações filosóficas, que partiu a corrente concepções teológicas na direção de um agostinismo renovada, como Thomas de Bradwardine (1290-1349) tinha feito influente em Oxford. Veremos isso em sua ênfase na predestinação, e seu forte sentimento de que a religião é uma relação de Deus com a alma humana individual.

Não foi apenas em Oxford que havia vencido Wiclif distinção. Em 1366 ou 1367, como um dos capelães de Edward III, ele colocou diante de uma vigorosa defesa da ação do Parlamento, já referido, ao recusar o pagamento adicional de impostos para o papa. De oposição aberta esta publicação Wiclif de invasões papal pode ser datado. Ele logo se lhe seguiu com os outros. Até 1374 ele havia se tornado um médico da divindade. Em abril daquele ano, ele foi nomeado pelo rei para o pastorado de Lutterworth, e, em julho, ele foi enviado como comissário real para tratar com os representantes do Papa Gregório XI, sobre a controversa questão das nomeações eclesiásticas na Inglaterra. Ele era, evidentemente, em favor de alta no tribunal.

Até agora Wiclif tinha ido, mas pouco, se em tudo, longe em suas críticas do que muitos dos franciscanos tinha feito. Seus motivos eram oposição à riqueza e à corrupção da Igreja, ea resistência patriótica a invasões papal. Seu argumento era curiosamente medieval. Toda a autoridade é um senhorio ", um feudo, realizada por seu possuidor de Deus, que é o senhor de tudo. Como um feudo temporal, se mal utilizado, é executada, senhorias espirituais são tão vagas, se não corretamente empregado, ou se o titular for incapaz. Se é um eclesiástico de mau caráter, em "pecado mortal", ou se ele usa seu cargo para acumular riquezas ou conquistar o poder temporal, coisas incompatíveis com a finalidade para a qual o ministério foi estabelecido por Cristo, Sua Senhoria "é executada, e pode ser tomada por ele e por autoridades civis. A execução dos créditos eclesiásticos com penas espirituais, que, na prática medieval teria seguido a tais tentativas de apreender os bens do clero, não é para ser temido, pois mesmo a excomunhão do papa é ineficaz, salvo se contra quem é dirigida é realmente merecedor de condenação, à vista de Deus. Apenas a lei de Cristo "como previsto no Novo Testamento é a autoridade final como critério de ação legítima. Na sua última análise, a igreja é constituída apenas de predestinar "," mas como eles não são facilmente distinguidos, o teste prático é aparente conformidade com a lei "de Cristo".

Estas opiniões elogiou Wiclif a favor dos mais poderosos, mas um dos menos populares, os nobres Inglês, John de Gaunt, duque de Lencastre, quarto filho de Edward III. John estava sem uma faísca de simpatia religiosa com Wiclif, mas liderou um grupo de fome que pensou para o lucro por despojar a igreja Inglês, e acreditava que ele tinha em Wiclif quem ele poderia usar como uma ferramenta para esse efeito. apoio de João era para ser uma salvaguarda para Wiclif, mas o último foi muito profundamente religiosa para entrar em solidariedade real com que gananciosos nobres esperanças e, provavelmente, demasiado inocente para compreender totalmente os seus planos. Graças a este apoio, uma tentativa de trazer Wiclif a julgamento perante o Convocação da província de Canterbury, reunidos em St. Paul's em Londres, em fevereiro de 1377, fracassou totalmente, no processo frustrado de um encontro pessoal com raiva na igreja entre John de Gaunt e do Bispo de Londres. Gregório XI já emitiu cinco touros condenando opiniões Wiclif na matéria da retirada de propriedade de seus possuidores indigna e excomunhão, e compará-lo com Marsílio de Pádua. Mas o tribunal favor ainda serviu ao reformador. Apesar de Edward III morreu em junho de 1377, e John de Gaunt entrou temporário eclipse político, a mãe do jovem rei, Ricardo II, mostrou-se amigo Wiclif, e através de sua ajuda uma tentativa do Arcebispo de Cantuária eo Bispo de Londres discipliná-lo foi frustrada em 1378. Para os próximos três anos Wiclif não foi molestada.

Foi durante estes três anos de relativa paz, aparentemente, que ele conquistou dois de seus maiores serviços. Convencidos da necessidade da pregação popular, como Valdez e Francis havia sido antes, e como John Wesley foi para a idade mais avançada, agora ele começou a mandar para fora "sacerdotes pobres", isto é, sem dote pregadores, não necessariamente religiosos, que deveriam proclamar o evangelho nas igrejas, nas praças, nos campos, onde quer que eles pudessem reunir uma platéia. A condição das classes mais baixas da Inglaterra era de molde a garantir-lhes uma audição pronto. Que terrível peste conhecida como a "morte negra", haviam devastado a Inglaterra em 1348-49, 1361 e 1369, e, em especial no primeiro ataque, tinha sido terrivelmente destrutivas. Provavelmente metade da população, possivelmente mais, haviam perecido. A situação de trabalho conjunto foi perturbado durante anos pela escassez de trabalhadores na sequência, e as tentativas do Parlamento para regular o trabalho e os salários pela legislação. As classes mais baixas da população estavam em um estado de profundo descontentamento e ouviam ansiosamente para "Wiclif de sacerdotes pobres", cuja denúncia da riqueza e da arrogância do alto clero, ea afirmação de que a "lei de Cristo" exigiu "a humildade, pobreza amor, e "a citação Wiclif própria frase encontrada pronta resposta.

Para ajudar esses pregadores, e dar ao povo em geral, a Palavra de Deus que estava convencido de Wiclif foi a única autoridade final para o cristão, ele agora se comprometeu com os seus amigos a tradução das Escrituras a partir da Vulgata Latina em Inglês. Era uma época de muito interesse no desenvolvimento da linguagem. Sermões eram amplamente pregada nela. A sua utilização tinha sido recentemente instituído na prática dos tribunais da lei. Wiclif foi, portanto, seguindo o espírito da época em colocar a Bíblia para a língua Inglês. Da grandeza do seu serviço, não pode haver questão. Os Evangelhos e os Salmos foram traduzidos ou parafraseado repetidamente desde os primeiros tempos anglo-saxão, mas estas versões tinham na melhor das hipóteses uma circulação muito limitada. O novo trabalho, especialmente o Novo Testamento, que foi de caneta própria Wiclif, foi idiomático, vigoroso, legível. Ele deu toda a Bíblia ao seu povo e, ao fazê-lo, não apenas contribuiu para o seu desenvolvimento religioso, mas exerceu uma influência formativa sobre todas as versões posteriores Inglês das Escrituras, e sobre o crescimento geral do idioma Inglês.

Embora empenhado neste trabalho durante seus três anos de relativa paz, os eventos estavam ocorrendo que causou Wiclif para avançar muito mais crítica radical do papado do que tinha até então proferidas. A morte de Gregório XI em 1378, encontrou os cardeais, a maioria dos quais franceses, em Roma. A pressão da população romana e outras influências obrigado a escolha de um papa italiano, Urbano VI, mas que a eleição dos cardeais mesmo repudiada, alguns meses depois e escolheu outro cabeça da Igreja na pessoa do Papa Clemente VII, que voltou para Avignon. Toda a Europa estava angustiado com o espetáculo dos dois rivais no cargo, cada um com cerca de seguir um igual. O papa francês finalmente teve a adesão da França, Espanha, Nápoles e Escócia, o Romano, da Inglaterra, Alemanha, ea maioria da Itália. O cisma escandaloso assim foi iniciada para durar até curadas, após o parto infinito, pelo Concílio de Constança em 1417. A visão de dois papas anathematizing mutuamente uns aos outros, e proclamar cruzadas, um contra o outro, virou Wiclif agora totalmente contra o papado. Poderia homens para Cristo e as Nações Unidas na ação de viver corretamente de acordo com a "lei de Cristo", e se não for assim vivendo, se não tivessem perdido o domínio "? Ele poderia responder, mas que os papas eram tais "vigários de Anti-Cristo". Mas agora ele foi mais longe. Ele não criticou o papado apenas, mas toda a ordem sacerdotal, que chamou a sua renda de receitas e doações, os monges, com suas propriedades de terras, e até os frades mendicantes, quem tinha anteriormente desfavorecidas, cujo voto de pobreza era muitas vezes realmente ignorada. A aplicação do teste de conformidade com as Escrituras, Wiclif agora rejeitou as indulgências, um tesouro de boas obras, confissão auricular, a adoração dos santos, peregrinações, e purgatório, e afirmou a igualdade espiritual de todos os sacerdotes.

maior violação Wiclif com concepções religiosas populares foi ocasionada pela sua negação, na primavera de 1381, da doutrina da transubstanciação. Ele despertou o antagonismo como quase nada mais poderia ter feito. Nenhuma crença foi mais difundida no período, e ninguém parecia mais sagrado para a fé de multidões que, quando o sacerdote pronuncia as palavras da consagração os elementos são transformados em sua essência no próprio corpo e sangue de Cristo. Devoção católica romana ainda se agarra com carinho peculiar a esta doutrina que parece trazer Cristo em contato vital com a vida presente. Para Wiclif, no entanto, parecia antibíblico e irracional. Sua própria visão do que era essencialmente uma presença espiritual de Cristo no sacramento que Agostinho havia ensinado. Mas algo mais do que seu suposto unscripturalness ou irracionalidade pode ter levado Wiclif à perigosa tarefa de atacar transubstanciação. Ele estava em guerra com o que ele considera um organismo das Nações Unidas, do clero cristão que foram injustamente lording sobre a herança de Deus. Sua maior potência, o poder leigo não se acreditava possuir, foi que, em seu ato consagração, o milagre da transubstanciação é forjado. Negar esse milagre, ea distinção principal entre clérigos e leigos, o principal apoiar espiritual dos créditos clerical, é varrida.

Este ataque por Wiclif custou-lhe muitos amigos. A Universidade de Oxford condenou as suas opiniões, embora, tal era a estima em que ele estava ali realizadas, sem mencionar seu nome. Mesmo John de Gaunt untheological pediu-lhe silêncio. Dentro de poucas semanas, no entanto, um grande desastre ultrapassou o Wiclifian causa um desastre para o qual Wiclif foi apenas em grau remoto responsável. O descontentamento ano ao longo das classes mais baixas já foi mencionado. Em junho de 1381, que irrompeu em uma insurreição terrível contra o que os camponeses que se considere as forças de opressão. Ações e hipotecas foram queimados, mortos os advogados, as hospedarias da corte no Templo, em Londres, e John de Gaunt palácio foram destruídos, o arcebispo de Canterbury e de alguns dos principais agentes do rei na cobrança de impostos foram assassinados. King Richard II, ele próprio, estava em grande perigo. Feroz como era, a tempestade passou logo, mas os nobres eram implacáveis em seus atos de repressão e ao sentimento generalizado era de que os ataques Wiclif sobre o clero, e especialmente a pregação da sua "sacerdotes pobres", foram os responsáveis pela desordem. Alguma influência pode ter vindo de pregadores Wiclif, embora ele mesmo não teve qualquer participação directa na revolta, mas o movimento como um todo foi devido ao trabalho de longa data queixas econômica.

O descrédito em que a revolta dos camponeses trazidos causa Wiclif para o tempo que encorajou os seus inimigos, e em maio de 1382, suas doutrinas foram condenadas por um sínodo realizado em Londres. Sua popularidade ficou muito grande, no entanto, para o ataque pessoal bem sucedido. Ele escreveu muito vigoroso em setores Inglês e em latim. Ele empurrou para a frente da causa que ele tinha no coração para o seu melhor. Foi quando em sua própria igreja em Lutterworth em 28 de dezembro de 1384, que sofreu o ataque de paralisia de que ele morreu três dias depois.

característica Wiclif chefe era seriedade moral. Ele era um patriota ansioso para salvar a Inglaterra da tirania externa, mas ainda mais que ele era um cristão intenção de fazer avançar o Reino de Deus. Ele rompeu com o sistema religioso atual em muitos pontos. Ele rejeitou o papado, pelo menos dos papas, como estava então no poder, denunciou a riqueza do clero, criticou os monges, rejeitou transubstanciação, pediu pregação, proclamou a autoridade única das Escrituras, deu à Inglaterra a Bíblia em sua própria língua. Ele, evidentemente, considerava a religião como uma experiência vital interior e pessoal. Sua visão de que era muito mais profundo do que a maioria dos homens de sua idade. Estes serviços são grandes, mas eles dificilmente lhe confere o direito de ser chamado, como ele tem sido freqüentemente denominado, "a estrela da manhã da Reforma". Suas concepções de religião, porém profunda, foram os pensamentos familiar medieval católica da pobreza "ascético apostólica", e do evangelho como uma "lei nova". Ele não tinha nenhuma nova teoria do caminho da salvação, ou das relações de Cristo aos homens, para oferecer. Assim, ele não era Lutero. Ao contrário, ele foi um dos mais radicais e merecedor do medieval reformadores, um homem que pertencia à Idade Média, não para o novo dia.

Esta falha para dar a sua idade o que era vital novo, provavelmente explica a esterilidade de seu movimento surpreendente, na Inglaterra. Na sua morte, ele tinha um grande número de seguidores, e sobre a tolerância real todo feito fácil o caminho do seu partido até a queda de Richard II, em 1399. Nenhuma igreja foi fundada, no entanto. Aquando da adesão de João de Gaunt, filho, Henrique IV, primeiro da Casa de Lancaster, a política real foi mudado para um de perseguição. O significado político da Lollards ", como Wiclif seguidores eram chamados, terminou com a execução de seu líder, Sir John Oldcastle, em 1417, e sua importância religiosa não sobreviver por muito tempo. A influência duradoura de um movimento na Inglaterra, foi o impulso que deu, sem dúvida, a leitura da Bíblia e do número de manuscritos da tradução Wiclif, que sobreviveram, apesar das tentativas de destruí-los, é notável.

Em uma remota região da Europa, no entanto, o trabalho Wiclif era ter uma influência poderosa. O reformador da Boêmia, João Huss, pouco mais fez do que reproduzir doutrinariamente Wiclif opiniões, muitas vezes em palavras muito do Wiclif. Mais conservador intelectualmente, Huss não partilham a rejeição Wiclif de transubstanciação. Ao contrário Wiclif, ele pediu o direito dos leigos para participar do vinho, bem como do pão para a comunhão. Em Huss comportamento foi muito mais um homem de ação que Wiclif. Um professor na Universidade de Praga de 1398 em diante, ele se tornou, em 1402, o pregador da igreja de Belém, naquela cidade. Durante o reinado de Ricardo II de Inglaterra, cuja rainha era uma princesa boêmia, muitos estudantes Bohemian haviam sido atraídos para Oxford e voltou com os escritos de Wiclif. Destes Huss fez um estudo aprofundado. Eles recorreram ao seu patriotismo Bohemian por motivo de sua rejeição da autoridade estrangeira, e em breve o seu espírito religioso por suas críticas em negrito dos males da idade. Para ele, a Wiclif, Cristo é o único chefe da igreja, apenas o "predestinado" são seus membros, e todos os ministros são essencialmente iguais em poderes espirituais. Nos sermões de grande influência popular Huss denunciou a corrupção do clero da Boêmia, e defendeu posições Wiclifian. O elemento da Boêmia, na Universidade e da cidade de Praga em grande parte simpatizava com ele, e sua influência através de um decreto do rei foi obtido Wenzel, pelo qual o Bohemians, embora uma minoria decidiu, tiveram uma influência dominante na Universidade. O resultado foi que Huss tornou-se o chefe do poder em que lugar de aprendizagem, enquanto os alemães descontentes e outros estrangeiros considerados como heterodoxo e estabeleceu, em 1409, a Universidade de Leipzig.

Estes acontecimentos levaram a uma quebra entre Huss e seu arcebispo, e em 1410 ele foi excomungado por Wiclifianism. O concurso foi agora totalmente ligado, e Huss gozou de apoio popular grande, bem como a favor de um pouco inconstante King Wenzel. A situação atraiu a atenção da Europa, eo imperador Sigismundo Huss agora intimado a comparecer perante o Conselho geral, grande de Constança, que tinha sido chamado, principalmente, através do trabalho dos principais teólogos da Universidade de Paris, para curar o cisma e os efeitos das reformas na igreja. Lá ele foi, protegido, como ele certamente deveria, por um salvo-conduto do imperador. Ele foi, no entanto, prontamente preso, e um concurso lamentável seguiu. Em 4 de maio de 1415, o Conselho condenou vistas Wiclif, e ordenou o seu corpo lançado da terra consagrada. Instou Huss para produzir os seus pareceres para a sua autoridade. Os líderes da igreja sinceramente senti que não só foi um conselho mais sábio do que qualquer pessoa na igreja, mas que só pelo reconhecimento do direito de todos os cristãos a apresentarem as suas convicções privadas de sua autoridade eles poderiam livrar a Igreja de seus papas rivais e no final o escândalo da divisão. Para permitir que Huss fazer valer sua opinião contra a do Conselho seria perder tudo o que o conselho tinha ganho para a unidade da Igreja. Eles eram perfeitamente honestos nesta posição. Mas Huss foi igualmente sincero. Ele não iria jogar truques com a sua consciência. Ele não iria negar o que ele acreditava ser a verdade, mesmo quando o Conselho declarou-o em erro. Foi um concurso de princípios opostos, eo futuro estava com Huss, o princípio de que ele estava era essencialmente o direito de julgamento privado, que o protestantismo era fazer valer. Firme em suas opiniões, ele foi condenado pelo Conselho como um herege, e em 6 de julho de 1415, foi queimado em Constança, reunião de sua morte heróica com firmeza e coragem cristã.

Em Bohemia Huss foi considerado um herói nacional. Uma grande parte da sua população apoiou abertamente sua causa e, em 1419, a guerra civil começou terrível. Os hussitas gradualmente dividido entre os partidos conservadores e radicais, e este foi praticamente extinto na batalha em 1434, mas seus remanescentes sobreviveram. Fora de alguns deles, e de outros influenciados por visões Valdense, que há muito era uma sequência de Bohemia, a Unitas Fratrum surgiu logo após a metade do século XV. Esta comunhão foi muito modificado pela influência da Reforma Luterana, mas é o antepassado espiritual dos Morávios moderna. Assim Wiclif influência do tempo sobreviveu, em forma modificada, numa terra que nunca viu e que estava longe de ser aquele em que ele fez seu trabalho.

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